Controle de custos: as 3 melhores dicas de gestão financeira para advogados

Além de estarem atentos aos aspectos jurídicos e processuais do empreendimento, é fundamental que os operadores do direito façam uma gestão adequada quanto às finanças e honorários para que obtenham sucesso no mercado. Por isso, o controle de custos em escritórios de advocacia se torna cada dia mais importante.

Os custos são os valores gastos por um escritório durante um determinado período. É essencial saber dividi-los em custos fixos, que ocorrem na mesma quantidade todos os meses, e com os custos variáveis, que podem alternar o seu valor.

Também existem os custos diretos e indiretos, que dependem da relação objetiva com o produtos específicos do escritório.

Essa divisão em categorias de gastos dão aos advogados a possibilidade de mensurar os custos que virão em determinado período e como eles podem aplicar seus recursos.

Ficou curioso para entender que estratégias podem ser adotadas para otimizar o controle de custos em um escritório de advocacia? Então, continue a leitura que iremos dar três dicas. Confira!

Em que consiste o controle de custos?

É essencial que os advogados estejam atentos à gestão financeira de seus escritórios, pois, apesar de não ser uma atividade mercantil, eles pagam impostos, têm funcionários e possuem despesas diversas.

Por isso, a gestão de custos em um escritório de advocacia deve ser realizada antes mesmo do início da atividade.

Os operadores do direito devem mensurar de quais serão os gastos fixos com luz, água, impressões, pagamento de colaboradores etc, e estarem prontos para custos imprevisíveis, como manutenções, viagens, dentre outras.

Quais são as principais táticas para otimizar o controle de custos em um escritório de advogados?

Para ajudar os advogados a gerir os gastos de forma eficiente, separamos três dicas estratégicas que podem ser tomadas. Utilizando-as, o profissional se prepara melhor e tem a segurança de que os recursos aplicados serão suficientes para saldar as despesas e prosperar no exercício da advocacia.

1. Envolva toda a equipe

Uma equipe de um escritório de advocacia deve estar com estratégias e atitudes alinhadas para o sucesso do empreendimento jurídico.

É essencial que os advogados proprietários do escritório definam com os contratados, estagiários e outros funcionários que todos os gastos devem ser anotados e especificados.

Dessa maneira há maior facilidade para que o gestor de custos relacione todos as despesas que devem ser satisfeitas pelos honorários e o que sobrará para eventuais investimentos.

2. Separe despesas pessoais das despesas da empresa

Outro ponto chave para o sucesso do empreendimento é separar totalmente gastos pessoais de gastos profissionais. Os custos com os advogados têm com alimentação, vestuário, gastos familiares devem ser destacados das despesas do escritório.

Dessa forma a gestão fica adequada e o advogado sabe exatamente de que modo ele pode utilizar o dinheiro que receber em determinado período.

3. Utilize programas ou planilhas de gestão

Atualmente, a tecnologia é uma aliada essencial das empresas. No âmbito dos escritórios de advocacia não poderia ser diferente.

Um advogado que, na gestão de custos, utiliza ferramentas como programas e planilhas de gestão assegura um gerenciamento adequado e se destaca no mercado.

Verifique empresas que oferecem serviços que usam a tecnologia em favor de profissionais do Direito. Dessa forma, o advogado garante que suas operações estarão corretas e a atividade será assessorada com excelência.

A gestão de custos em um escritório de advogados é essencial para o sucesso.

É essencial que o gestor classifique os custos em determinado período e utilize táticas para otimizar esse gerenciamento de gastos, como utilizar programas e ferramentas digitais, separar gastos pessoais de profissionais, conscientizar a equipe, dentre outras.

Assim, os profissionais do direito terão tranquilidade para aplicar os recursos e desenvolverem o ofício de modo correto, ganhando evidência no mercado.

Gostou de entender sobre o assunto? Então, não deixe de acompanhar este outro post em nosso blog e descubra como reduzir custos no seu escritório!