Prazos judiciais: Entenda como a Inteligência Artificial tem ajudado advogados a acompanhar audiências!

Sabemos que os processos jurídicos são complexos e muitas vezes demorados. Fazer um acompanhamento eficiente de cada ação é muito importante para garantir que tudo seja feito dentro dos prazos judiciais determinados para que a finalização ocorra no tempo previsto e não comprometa o andamento dos processos.

O uso da Inteligência Artificial (IA) é de grande valia no acompanhamento dos processos, pois possibilita o monitoramento de cada etapa, reduzindo os processos manuais e garantindo, assim, que cada evento ocorra dentro do prazo pré-estabelecido.

A tecnologia veio para modernizar as etapas do processo e ser uma aliada do advogado auxiliando-o com a parte burocrática e manual para que ele disponha de mais tempo para o estudo e elaboração dos casos.

A seguir, apresentaremos alguns dos muitos benefícios da utilização de sistemas IA no acompanhamento de processos. Vamos lá?

Leitura rápida e eficiente de informações publicadas 

Ferramentas de análise de texto são eficientes na gestão dos documentos inerentes aos processos, pois permitem a extração de informações relevantes e otimizam o tempo de leitura. Os leitores de publicações destacam os pontos mais importantes a serem considerados e calculam automaticamente os prazos das audiências evitando prolongamentos desnecessários.

Cálculo automático de prazos judiciais

O cálculo dos prazos de audiências também pode ser simplificado com o uso de sistemas IA. Hoje já existem softwares que calculam o prazo de acordo com o código legislativo aplicável no caso (código penal ou civil), que facilitam muito a vida do advogado e reduzem a possibilidade de falhas durante o processo.

Redução das atividades manuais do advogado

A redução do uso de papel é uma das grandes vantagens do uso da IA nos processos jurídicos. O alto volume de documentos impressos interfere na eficiência do processo. Assim, a digitalização, além de tornar o negócio mais sustentável, também reduz as atividades manuais realizadas pelos profissionais da área.

Análise e mensuração de resultados

Com ferramentas de IA o acompanhamento de métricas de desempenho está sempre a um clique para acesso dos profissionais. Dessa forma, pode-se manter um acompanhamento constante do resultado do trabalho segmentado por cliente, juiz, tipo de causa, lucratividade entre outros indicadores.

Os resultados devidamente analisados são uma base confiável para a realização de adequações que levem a melhores processos, pois reduzem custos e auxiliam na tomada de decisões mais acuradas.

Assim como em outras profissões, a utilização de Inteligência Artificial no direito aperfeiçoa a atuação do profissional e aumenta a sua eficiência, fazendo toda a parte operacional e demorada do preenchimento de documentos e planilhas. Isso permite que o advogado esteja livre para pensar e agir estrategicamente, o que, como consequência, eleva e diferencia a eficácia do seu trabalho.

O uso da tecnologia já tem uma grande aceitação por parte dos clientes dos escritórios de advocacia. Eles já reconhecem a importância das ferramentas como os leitores de publicações — como o Targget — na garantia de um processo mais ágil e preciso.

Portanto, o uso de IA é um meio das empresas atraírem mais clientes, uma vez que oferecem processos mais dinâmicos e eficientes, trabalham dentro dos prazos judiciais determinados e obtêm resultados mais eficazes.

E como vai o andamento dos processos jurídicos da sua empresa? Gostaria de conhecer um conjunto de ferramentas que vão revolucionar as suas estratégias? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para o setor! Teremos prazer em lhe atender.