Gestão de tarefas na advocacia: como fazer da maneira correta?

Gerir o tempo com eficiência demanda muita atenção e planejamento. Afinal, esse é um elemento vital para os advogados. Assim, a gestão de tarefas na advocacia é um fator determinante para o sucesso nos negócios.

Se as tarefas são bem administradas, os processos correm com eficiência e isso se traduz em muitos benefícios, como mais dedicação às causas e satisfação dos clientes. É muito importante manter o foco nos objetivos estratégicos do negócio e nas necessidades dos clientes para, a partir daí, saber que tarefas devem ser priorizadas para o sucesso do empreendimento como um todo.

Parece um desafio? Continue a leitura e saiba como otimizar a gestão de tarefas no seu escritório!

O que é um software de gestão para advocacia?

Gerir tarefas manualmente ou em planilhas do excel deixou de ser uma boa opção faz tempo. Hoje em dia, o que garante a melhor performance da gestão de tarefas é a utilização de um bom software. Na advocacia, ele representa um excelente assistente que mantém tudo organizado e acessível com apenas alguns cliques.

Com a possibilidade de manter tudo em nuvem, o software aprimora a comunicação entre a equipe de trabalho, evitando falhas e perdas de prazos, além de fazer em poucos minutos o que uma pessoa levaria horas organizando em uma planilha, como classificação de tarefas e arquivos, criação de relatórios e agendamentos, entre outras funcionalidades.

Como o software auxilia na gestão de tarefas na advocacia?

É fundamental efetuar a classificação de tarefas para que tudo corra da forma mais eficiente possível. Com um software de qualidade, essa classificação será realizada de modo automático, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela equipe.

É comum que os interesses dos profissionais sejam as tarefas consideradas mais relevantes, mas é preciso considerar as urgências que podem fazer a diferença nos resultados de um processo. Por isso, é importante categorizar as tarefas de acordo com os prazos e a relevância para o resultado final.

Começar pelas tarefas mais complexas é uma excelente maneira de garantir o bom andamento dos processos e não sobrecarregar as equipes, fazendo com que o trabalho flua de forma leve. Assim, é importante que tenham um certo grau de preferência.

O software também permite a delegação de tarefas, dividindo-as entre a equipe para que todas sejam feitas dentro do prazo. Isso pode ser muito útil, principalmente em questões complexas que exijam o envolvimento de todos.

Quais as aplicações do software de gestão?

A seguir, veja algumas aplicações de um software de gestão que são essenciais para um bom gerenciamento de tarefas em escritórios jurídicos.

Cronograma para não se perder em datas importantes

Com a automação da gestão de tarefas por meio de um software, a possibilidade de perder um prazo é praticamente nula. Isso porque, além de ter todas as tarefas com as respectivas datas no sistema, é possível agendar avisos para lembrar os responsáveis pelo trabalho.

Facilidade no acesso a dados e interação com o cliente

Com um sistema de gestão em nuvem, todas as informações do negócio, os dados de clientes e as tarefas ficam disponíveis e acessíveis de qualquer lugar. Assim, é possível se manter atualizado e manter contato com o cliente sempre que necessário para garantir o bom andamento do processo.

Emissão de relatórios para monitoramento

Essa é uma funcionalidade importante para a gestão do negócio, pois os relatórios, além de facilitarem o acompanhamento, são a base para decisões eficazes. Eles também permitem saber o que já foi realizado e o que ainda está pendente no andamento de um processo.

Com organização e gestão de tarefas eficiente, os escritórios de advocacia podem melhorar sua competitividade, prestando atendimento ágil e personalizado. Assim é possível alcançar alto índice de eficácia e satisfação dos clientes. Por isso, um software representa um grande diferencial competitivo, ajudando a melhorar o processo de tomada de decisões e a fazer os negócios decolarem.

Quer conhecer as melhores soluções para otimizar a gestão de tarefas na advocacia? Entre em contato conosco!