Gestão de mudanças: o que é e como colocar em prática na advocacia?

Como a sua empresa implementa inovações? Há um processo bem delineado de gestão de mudanças ou as coisas são adaptadas conforme as necessidades vão surgindo?

Bom, saiba que ter um processo bem elaborado de gestão de mudanças é essencial para o crescimento sustentável de um escritório de advocacia, além de garantir que os valores e a cultura do negócio estejam alinhados e sejam efetivamente transmitidos para os colaboradores.

Neste post, entenda o que é gestão de mudanças, por que ela é fundamental e conheça algumas ferramentas que podem ser usadas para implementá-la em seu escritório!

O que é gestão de mudanças

O sucesso na implementação de mudanças em um negócio não depende somente de elas serem, de per si, boas e necessárias.

É também preciso ter processos orientados para a implementação dessas transformações, preparando a equipe e alinhando todos os setores da empresa para que se ajustem de forma adequada.

Chamamos isso de gestão de mudanças.

Trata-se de criar um processo com métodos e ações a serem seguidas sempre que o escritório for efetuar alguma modificação, que pode ocorrer na sua estrutura organizacional, no modo de prestação do serviço ou no reposicionamento da marca e da sua imagem (rebranding).

A gestão de mudanças busca tornar as transições mais fáceis, bem como ajuda a criar e a manter um padrão para garantir que os valores e a missão da empresa estão sendo fielmente seguidos.

 A importância da gestão de mudanças

Contar com um processo de gestão de mudanças preciso e bem executado é vital para a sobrevivência e o crescimento sustentável de empresas altamente inovadoras, que estão sempre realizando testes ou ajustando seu modelo de negócio. Afinal, para empresas como essas, mudar está no cerne da operação. Porém, se não houver um alinhamento e a preparação para mudar, o negócio não sobrevive.

No entanto, a gestão de mudanças é igualmente importante para empresas menores, segmentos mais tradicionais e empreendimento que não necessariamente estão comprometidos com a constante inovação do seu modelo de negócio.

Se a cada mudança que acontecer na empresa for realizado um novo trabalho de adaptação ou forem instituídas novas estratégias para se adaptar a situações inéditas, a transição demandará muito mais tempo, bem como recursos financeiros e humanos. Isso pode, inclusive, trazer prejuízos para a produtividade da equipe, e consequentemente, atrapalhar a atividade principal do negócio.

Mesmo quando as mudanças são pequenas e não voltadas para a inovação — por exemplo, a chegada de novos funcionários —, sua empresa se adaptará muito melhor se todos souberem o que deve ser feito, com base em padrões previamente estabelecidos.

 Como implementar a gestão de mudanças em um escritório de advocacia

O primeiro passo para implementar a gestão de mudanças é criar um processo. No entanto, não existe um modelo padronizado que sirva para todos os casos. Cada escritório precisa criá-lo ou adaptá-lo conforme a sua realidade, sua estrutura e sua cultura.

Contudo, entre as ferramentas que podem ser usadas em um processo de gestão de mudanças, podemos citar:

  • criação de manuais descrevendo as condutas que devem ser adotadas a cada mudança;
  • revisão ou auditoria dos setores do escritório antes de implementar a inovação;
  • adiantamento de atos processuais ou outras providências (peticionamentos, reuniões com clientes etc) antes da implementação da mudança, para evitar perda de prazos e outros problemas;
  • estratégia de comunicação e Relações Públicas para anunciar a mudança aos clientes, se isso for necessário;
  • checklists de procedimentos necessários;
  • cartilhas e manuais de boas-vindas para novos colaboradores e sócios;
  • treinamentos para os funcionários;
  • outras ferramentas a serem criadas ou adaptadas de forma personalizada.

Esperamos que, com este artigo, seu negócio esteja apto a criar e implementar a gestão de mudanças. Para entender mais sobre recursos e estratégias que podem ser usadas para otimizar a gestão do seu escritório de advocacia, confira nosso artigo sobre big data no setor jurídico.