5 características de um escritório de advocacia estagnado

Atualmente, com milhares de escritórios de advocacia disputando o mesmo cliente em uma região como São Paulo, onde existem mais de 300 mil profissionais atuando na área,  o que fazer para criar diferenciais competitivos e não chegar ao status de “escritório estagnado”?

Para todo gestor empresarial do ramo jurídico, um fato é certo: os desafios são diários na hora de gerenciar um escritório de advocacia.

Isso porque, mesmo com as operações em pleno funcionamento, é necessário atenção a outros aspectos que podem colocar a empresa no rumo da estagnação.

Assim, torna-se fundamental a busca por excelência em setores como atendimento ao cliente e o marketing para que a empresa possa escalar novos degraus no mercado. Por outro lado, não acompanhar mudanças em áreas como essas, já é “abrir a porta” para que os resultados passem a estacionar. 

Quer saber quais são os outros aspectos que demandam atenção na hora de prevenir um escritório estagnado?  Então basta continuar a leitura para esclarecer todas as suas dúvidas sobre este assunto.

5 características que mostram a sua empresa jurídica, como um escritório estagnado

À primeira vista, uma das características que nos faz pensar em um modelo de negócios adequado para as empresas, atualmente, é a transformação digital.

Ela é o termômetro que mostra se o escritório de advocacia está pronto, ou não, para otimizar processos e aproveitar todas as soluções que a tecnologia proporciona. Assim também como pode demonstrar o primeiro sintoma de um escritório estagnado: falta de atualização.

Falta de atualização

Aqui, nós estamos falando não apenas do uso de softwares jurídicos, mas também de outras ferramentas que visam o trabalho colaborativo e contribuem diretamente para facilitar as rotinas do cenário organizacional.

Com isso, acha que a tecnologia é apenas um “mero detalhe” e não aproveitar o potencial dessas ferramentas para automatizar processos é privar o escritório de advocacia de alcançar índices de desempenho mais efetivos.

Essa resistência levará o seu escritório de advocacia diretamente aos patamares da estagnação.

Marketing sem sentido

Se novos clientes não chegam na empresa ou atuais já não contratam mais os serviços do escritório de advocacia, isso é sinal de que novas ações de comunicação precisam ser colocadas em pauta.

Antigamente, a publicidade não era vista como fator essencial no crescimento das empresas no ramo jurídico, visto que grande parte dos clientes chegavam através de indicações.

Com o passar do tempo, esse cenário mudou e a busca por estratégias que visam trazer o marketing jurídico para o contexto atual chega como alternativa para as empresas que precisam recalcular a rota. Entre elas, a produção de conteúdo orgânico é uma das alternativas para os gestores que buscam alinhar o melhor custo-benefício.

Falta de capacitação

Você já avaliou se os colaboradores da sua empresa estão aptos para atender novas demandas? Anualmente, as leis nas principais áreas do direito passam por reformulações e isso requer a busca por atualização constante.

Além disso, as necessidades das pessoas mudam e a falta de capacitação dos profissionais para lidar com novos conflitos pode levar à estagnação do escritório de advocacia.

Sistema conservador

Se você faz parte do time de profissionais que acham que advocacia e burocracia combinam, chegou a hora de mudar esse pensamento e começar a aplicá-lo, primeiramente, na gestão da sua empresa.

Hoje em dia, ainda é possível encontrar muitos escritórios com um sistema de gestão rígida e quando isso acontece é sinal da existência de impeditivos – muitas vezes, sem sentido – no fluxo de trabalho dos principais setores da empresa.

No futuro, tal aspecto resultará na estagnação do escritório de advocacia.

Esquecer o cliente 

Pecar pela falta de atenção ao seu público-alvo é afastar o seu escritório de advocacia dos grandes resultados e levá-lo direto para a estagnação. 

Portanto, quando o cliente não encontra na sua empresa, as ferramentas para solucionar o que ele precisa, é o concorrente que será contratado para fazer isso.

Lembre-se que ser negligente com o seu público-alvo é sinal de alerta vermelho. Assim, para evitar a estagnação do escritório de advocacia, o relacionamento com o cliente é peça-chave para o crescimento da sua empresa.

Como evitar que a minha empresa se transforme em um escritório estagnado?

Para trabalhar os 5 pontos mencionados anteriormente, ter a assessoria de uma empresa especializada em soluções para melhorar o desempenho do seu escritório de advocacia é essencial.

Por isso, nós convidamos você para conhecer a T-LEGAL. Conosco, você encontrará serviços intuitivos que visam aumentar a inclusão e facilitar o dia a dia daqueles que trabalham no meio jurídico.

Clique aqui para falar com um dos nossos profissionais.