Você sabe o que é Legal Operations e quais são suas vantagens para o negócio?

Hoje em dia, a necessidade de aprimorar ações entre os escritórios de advocacia, tornou-se fundamental para que as empresas pudessem fortalecer os seus diferenciais competitivos e umas das estratégias que gestores encontraram foi a criação de um departamento conhecido como “legal operations”.

Em tradução, o departamento de operações legais possui profissionais responsáveis por executar todos os fluxos que garantem o pleno funcionamento da empresa, bem como gerenciamento de custos e o uso de softwares especializados para potencializar as entregas do dia-a-dia.

Contar como time de legal operations passou a ser quase uma regra no meio jurídico, atualmente. Isso é o que mostra o relatório  Legal Department Operations (LDO) Index 2021 desenvolvido e publicado pelo instituto de pesquisa Thomson Reuters Legal Tracker.

Através da aplicação de uma pesquisa no mês de junho de 2021, dos 1.500 escritórios que receberam o material, 100 retornaram respondendo às perguntas do questionário. Assim, foi possível constatar que 52% das empresas implantaram o legal operations, a fim de  melhorar a organização de despesas, a comunicação, além de outras necessidades.

O crescimento de cenários como este no mercado jurídico corporativo mostra como o  departamento de legal operations pode ser um grande aliado na construção da sua jornada empresarial. Por isso, nós convidamos você a continuar a leitura e saber mais como funciona essa estratégia.

Legal operations: entenda como funciona

Todas as ações para melhorar a saúde da empresa como um todo são característica do legal operations. Com este departamento haverá o apoio de profissionais na gestão dos setores de primeira necessidade fazendo o uso de tecnologias para aprimorar as entregas diárias.

Um dos grandes benefícios em contar com profissionais para fazer o legal operations da empresa é permitir que os advogados do escritório possam atender os clientes de forma mais completa. Isso porque esse departamento irá apoiar a execução de atividades fundamentais na rotina.

Entre elas, a administração de projetos, gestão de finanças e planejamento estratégico. A coordenação destas operações ficará a cargo do chief legal operations officer (CLOO) , profissional que irá estruturar o escopo de ações visando otimizar processos e gerar resultados mais efetivos para os principais departamentos da empresa.

Quais são as atribuições deste departamento?

Na esfera jurídica, todos os escritórios de advocacia que adotem um time de legal operations para atuar no seu cenário organizacional devem considerar que as competências desses profissionais se diferenciam das que um advogado deve ter.

Isso porque as atribuições estão voltadas diretamente para gerar melhorias nas atividades que envolvem os principais pilares da empresa, bem como o setor financeiro, gestão de pessoas, marketing, entre outros.

Confira os exemplos de atividades atribuídas ao legal operations:

  • Identificar os sistemas de gerenciamento mais adequados à realidade de cada setor do escritório;
  • Estruturar ações para a melhora dos fluxos jurídicos;
  • Promover interação entre as equipes e incorporar novos projetos sempre que necessário.

Geralmente, o perfil deste profissional está ligado a skills nas áreas de engenharia, contabilidade e administração. É por expertise nessas áreas que os profissionais de legal operations vão gerar a eficiência esperada para o departamento.

Não confunda legal operations com controladoria jurídica

Atualmente é comum achar que Legal Operations e Controladoria Jurídica são áreas com a mesma função, visto as skills de gerenciamento que ambas exigem. Ainda assim, vale destacar que elas possuem responsabilidades diferentes no dia-a-dia de um escritório de advocacia.

Com a missão de realizar a gestão interna de uma empresa jurídica, o departamento de controladoria monitora todos os prazos, rotinas e dados sensíveis que abrangem o relacionamento com o cliente.  Nessa esfera, os controllers são advogados e estagiários de direito.

Quando o foco é fazer a gestão sistêmica e gerar mais eficiência para o fluxo de operações na gestão de pessoas, planejamento orçamentário e tecnologia, o legal operations entra em cena para que estes processos alcancem a maturidade suficiente e ofereçam os resultados, conforme as metas estabelecidas pela empresa.

Como aplicar o legal operations na prática?

Para estruturar um departamento de legal operations é primordial que o fluxo de atividades, as metas e o desempenho da organização seja levado em conta, a partir de competências como:

  • Gestão do conhecimento
  • Governança da informação
  • Modelos de entrega e de serviços
  • Treinamentos e qualificação

Por isso, ao optar pela implantação desse método no seu escritório de advocacia, venha conversar com a equipe da T-Legal Soluções Jurídicas para entender como nós podemos ajudar você nesse sentido através de soluções confiáveis e eficientes para melhorar os fluxos de trabalho.

Saiba as mudanças que podem ser feitas em seu escritório com a T-Legal. Temos softwares que podem transformar o seu método de trabalho, facilitando o dia a dia.