O metaverso no mundo da advocacia, será?

O Metaverso, por meio de fones de ouvido e avatares digitais personalizados, promete aos usuários uma imitação caricatural do mundo real.

Imagine, se você quiser, um mundo parecido com o nosso físico, mas completamente virtual, imersivo, colorido e abrangente com terra, rios, casas, fazendas, pessoas, animais, cidades cheias, lojas, negócios, shows e tudo mais contido em nosso mundo físico.

Passear por uma movimentada rua da cidade, sem os cheiros, é tão fácil quanto andar em uma lua que orbita um lugar parecido com a terra. Plataformas com replicação completa do nosso mundo físico estão sendo construídas por meio de um dispositivo vestível para criar esse Metaverso.

E para os escritórios de advocacia. O Metaverso faz diferença?

Um escritório de advocacia americano que comprou um terreno e construiu seu próprio escritório (virtual) é o Grungo Colarulo, um escritório de danos pessoais em Nova Jersey. Ele acredita que o Metaverso “tem o mesmo potencial de mudança de jogo que as mídias sociais tinham no final dos anos 2000” e seu sócio sênior teria observado: “Tradicionalmente, os escritórios de advocacia demoram a adotar essas novas oportunidades”. Entre outros, a empresa afirmou ser a primeira a se instalar no Metaverso.

É bem possível que, no futuro, em vez de as pessoas se comunicarem por meio de software de videoconferência bidimensional como o Zoom – e que os advogados podem usar para prestar seus serviços a clientes remotamente, bem como obter acesso a tribunais ou tribunais – eles se encontrem no Metaverso como se estivessem na mesma sala, embora na verdade estejam em continentes diferentes.

Os advogados devem, em algum momento, poder acessar bancos de dados jurídicos em suas telas, invisíveis para o cliente. O software de inteligência artificial (IA) de linguagem natural pode ouvir a conversa, fornecendo informações contextuais, como precedentes e análises.

Tecnologia semelhante pode ser usada por agências de consultoria, com funcionários não-advogados se tornando instantaneamente especialistas em áreas desconhecidas, acessando grandes bancos de dados de casos de direito do consumidor e ajudando clientes muito mais rápido do que antes; auxiliados pela IA, mas também fornecendo uma (inter)face humana tranquilizadora.

É possível também imaginar que a IA recente possa ser usada para tornar os avatares muito mais realistas, de modo que uma versão digital do usuário apareceria em vez das representações desajeitadas de hoje. Neste futuro mundo digital, você pode parecer mais ou menos como realmente é, sentado em uma mesa e se relacionando com um colega ou cliente em todo o mundo e ambos sentirão que estavam fisicamente presentes na reunião.

Novas oportunidades de marketing para escritórios de advocacia

À medida que mais e mais marcas entram no Metaverso, incluindo grandes nomes como Coca-Cola e Nike, o universo virtual se expande. Como os primeiros dias da internet do consumidor, o Metaverso oferece uma oportunidade que as empresas podem aproveitar como early adopters, incluindo escritórios de advocacia.

Os clientes estarão no Metaverso, dando aos escritórios de advocacia a chance de aumentar a exposição e alcançar os clientes de uma nova maneira. Todo o setor jurídico está mudando para soluções de marketing mais modernas, como mídias sociais, e as primeiras empresas do Metaverso têm potencial para obter uma vantagem competitiva.

  • Melhor acesso do cliente

Como outros setores, o setor jurídico lutou para se adaptar durante a pandemia de COVID-19 com os desafios de atender clientes e fazer networking sem experiências pessoais. Mais escritórios de advocacia mudaram para o trabalho remoto ou híbrido e atenderam clientes virtualmente usando softwares como Zoom ou Google Meet.

O Metaverso oferece outra forma de acessar clientes e interagir com eles. Na verdade, o Metaverso pode até ser melhor para algumas situações de clientes, como clientes que não conseguem chegar a escritórios de advocacia físicos devido a restrições de tempo, preocupações com segurança ou deficiências.

  • Privacidade melhorada

Privacidade e confidencialidade são cruciais para o setor jurídico.

Cada usuário no Metaverso recebe um avatar único – que pode ou não se assemelhar a eles em aparência, gênero, idade ou outros identificadores – oferecendo mais anonimato. Por exemplo, um cliente que procura ajuda para abuso doméstico, assédio no local de trabalho ou outras questões delicadas pode procurar aconselhamento anonimamente antes de revelar informações de identificação.

Além de problemas sérios que podem colocar um cliente em risco, alguns clientes podem preferir o anonimato desde o início por motivos mais simples, como preocupações de discriminação. Com um avatar, todos os preconceitos preconcebidos desaparecem, permitindo que o cliente fale mais livremente.

  • Casos do Metaverso

O Metaverso é seu próprio mundo virtual dentro do mundo real e vem com suas próprias questões jurídicas virtuais. Quando há negócios, relacionamentos, propriedade e outras situações que seriam tratadas legalmente no mundo real, elas também são tratadas legalmente no Metaverso – e os avatares que entram nesses contratos precisam de representação.

Os escritórios de advocacia que operam no Metaverso estão familiarizados com seu funcionamento, especialmente em comparação com os escritórios mais tradicionais. Os usuários que procuram ajuda para problemas do Metaverso podem preferir trabalhar com uma empresa do Metaverso.

Alguns exemplos dessas situações incluem acordos pré-nupciais, certidões de casamento Metaverso, divórcios Metaverso, disputas de propriedade e conflitos de marcas comerciais em torno de tokens não fungíveis (NFTs). Mesmo que uma empresa opte por não operar completamente no Metaverso, entender como ele funciona pode ser benéfico para atender às necessidades desses clientes específicos.

Como os escritórios de advocacia no Metaverso podem evoluir

Se o Metaverso se popularizar no setor jurídico, grande parte da tecnologia e da tecnologia jurídica que está ganhando terreno na lei do mundo real poderá ser aproveitada no Metaverso. Isso pode incluir realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) para cenários de crime e sessões judiciais ou reuniões virtuais para questões delicadas, como negociações de contratos, fusões e aquisições e litígios.

A lei também tende a ser um passo atrás da tecnologia. Toda tecnologia se move rapidamente, e a lei reage a ela. Existem implicações legais no Metaverso – algumas conhecidas e outras ainda não exploradas. Algumas preocupações notáveis ​​incluem transações fraudulentas, dados comprometidos, invasão de privacidade, espaços não regulamentados e muito mais que podem apresentar problemas.

Embora haja pouca pesquisa sobre o Metaverso e os escritórios de advocacia, os curiosos podem ter a oportunidade de fazer parte da formação do cenário em evolução que pode ser benéfico para a forma como eles interagem e retêm um determinado grupo de clientes.

O futuro dos escritórios de advocacia e o Metaverso

Os especialistas têm muitas ideias sobre o que é o Metaverso e o que poderia ser, mas ninguém sabe realmente o que ele se tornará completamente – ainda. À medida que mais usuários e empresas entrarem no Metaverso e o incorporarem em seus mundos real e virtual, o Metaverso evoluirá e se expandirá. Com isso, haverá um aumento nas questões legais e regulatórias, e os clientes do Metaverso se beneficiarão muito de escritórios de advocacia que já têm uma base sólida.

Saiba as mudanças que podem ser feitas em seu escritório com a T-Legal. Temos softwares que podem transformar o seu método de trabalho, facilitando o dia a dia.