Qual a importância da inovação no setor jurídico?

A inovação no direito não é mais uma tendência ou mero hype, mas uma necessidade tangível e urgente.

Os escritórios de advocacia e os advogados corporativos estão em uma encruzilhada, com mudanças no cenário jurídico nas últimas décadas, impedindo-os de continuar seus negócios como de costume.

Os advogados têm uma escolha: surfar nessa onda ou arriscar perder a chance de jogar na grande liga do setor jurídico de amanhã.

À medida que a tecnologia se tornou incorporada em nossas vidas diárias e a sociedade se tornou mais rápida, nossas expectativas em relação ao serviço e à capacidade de resposta mudaram drasticamente. Em um mundo onde os clientes agora esperam que as empresas respondam aos seus e-mails e pedidos de orçamentos em minutos, é essencial que as empresas estejam evoluindo sua oferta para permanecer relevantes, obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado em constante mudança.

Por muito tempo, os escritórios de advocacia tinham uma forma definida de trabalhar. Acredite ou não, ainda existem muitas práticas com sistemas de arquivamento principalmente baseados em papel. Seguindo o ditado ‘se não está quebrado, não conserte’, muitos em nosso setor permaneceram lucrativos e bem-sucedidos sem foco em mudança ou inovação.

Os ventos da mudança

Em geral, o setor jurídico continuou a se apegar a sistemas cada vez mais desatualizados para realizar as principais atividades do dia-a-dia. No entanto, ao melhorar os métodos de trabalho nessas áreas, e especialmente naquelas que representam a maior parte do tempo de um advogado, os escritórios verão uma grande diferença em sua eficiência e capacidade. O gerenciamento de casos é um excelente exemplo.

Historicamente, muito tempo era absorvido por advogados procurando manualmente em pilhas intermináveis ​​de papelada ou esperando que membros da equipe voltassem ao escritório para obter uma atualização sobre um caso. E embora os sistemas computadorizados de gerenciamento de casos tenham substituído essas práticas antiquadas, muitos dos programas atualmente adotados pelas empresas ainda não são adequados para o propósito ou refletem as necessidades atuais.

Todos os dias, a maioria de nós usa reconhecimento de voz e tecnologia de tela sensível ao toque, seja pedindo “Siri” para pesquisar no Google, colocar um lembrete em nosso calendário ou exibir um mapa com direções para um destino escolhido. Portanto, é fácil ver como essa tecnologia pode ser aplicada ao gerenciamento de casos da prática jurídica, permitindo que os advogados peçam ao computador que abram o caso que desejam, deslizem entre documentos rapidamente na tela ou até ditem um e-mail usando um software de reconhecimento de voz.

Os sistemas intuitivos têm o poder de reduzir o tempo gasto no gerenciamento de casos, liberando capacidade para realizar o trabalho jurídico principal e fornecer o melhor serviço de qualidade aos clientes.

Jovens advogados têm objetivos completamente diferentes

Os clientes são vitais, mas o talento é essencial no setor jurídico. A próxima geração de advogados é quem nos ajudará a enfrentar o tsunami digital. Nenhuma outra geração na história está tão perto da tecnologia. Como nativos digitais, eles estão em melhor posição para ajudar as empresas a se adaptar, evoluir e permanecer relevantes agora e no futuro.

Para atrair jovens talentos, as empresas e organizações devem apreciar os fatores e objetivos impulsionadores desses futuros advogados. Jovens advogados procuram flexibilidade, desafios intelectuais e grandes casos. A geração Z e até os millennials querem resultados imediatos. Eles não aceitam hierarquias tradicionais e não querem trabalhar em um ambiente antiquado. Isso faz sentido. Os jovens advogados estão totalmente digitalizados em seu ambiente pessoal e estão acostumados a se esforçar e ver resultados imediatos. Então, por que eles deveriam viajar de volta ao passado ao entrar no local de trabalho?

Um novo cenário traz novas oportunidades

Não vamos esquecer que o setor está cheio de oportunidades. Embora o mercado jurídico seja extremamente maduro, vimos como os escritórios de advocacia e advogados mais disruptivos operam e implantam novos produtos e serviços a cada ano. Não importa a localização ou a área do direito, o setor jurídico está ávido por novos conteúdos e inovações.

A mentalidade clássica do advogado, que enfatiza a arte sobre a tarefa, não é totalmente compatível com essa visão. No entanto, a ideia de adotar equipes interdisciplinares e trabalhar de forma colaborativa para projetar e desenvolver novos produtos – e trazê-los ao mercado – se enraizou na profissão.

Pelas razões expostas acima, a inovação no direito é crucial. Os assessores jurídicos de grandes corporações que desejam ser levados a sério por seus clientes internos aceitam a necessidade de se tornarem referência digitais e focados em agregar valor à corporação. No entanto, enquanto muitos estão bem encaminhados, ainda há muito trabalho a ser feito.

Saiba as mudanças que podem ser feitas em seu escritório com a T-Legal. temos softwares que podem transformar o seu método de trabalho, facilitando o dia a dia.