ROI na advocacia, você sabe como funciona?

O retorno sobre o investimento, ou ROI, mede o impacto de qualquer decisão de negócios nos resultados financeiros da empresa. Como acontece com qualquer tipo de empresa, o ROI de um escritório jurídico é importante para a saúde geral da empresa.

Hoje, as equipes jurídicas corporativas inovadoras estão constantemente procurando maneiras de fazer mais com menos, para reformular sua abordagem aos processos tradicionais.

Quando se trata de litígios, investigações e descobertas, isso significa mais trabalho interno para reduzir custos e tomar melhores decisões. Mas se você não estiver medindo o ROI, ou retorno sobre o investimento, de sua abordagem, seus sucessos podem passar despercebidos e as oportunidades de melhoria podem ser facilmente negligenciadas.

O que é retorno do investimento ou ROI?

O retorno sobre o investimento mede a eficácia de seus investimentos em seu negócio na geração de receita.

Sempre que você investe dinheiro ou tempo em seu negócio, precisa ter uma meta de resultado em mente e uma forma de medi-la para garantir que está tendo lucro. Calcular o retorno do investimento é uma forma de medir se uma decisão de negócios está valendo a pena.

Calcular o ROI também pode ajudá-lo a entender o que está funcionando e o que não está funcionando em sua empresa, para que você possa fazer alterações. É uma forma de perguntar: “O que vou ganhar investindo esse tempo e dinheiro no meu negócio?”.

Por exemplo, se você terceirizar o trabalho para um assistente virtual, o dinheiro que você está pagando está levando a um aumento na receita e, em caso afirmativo, quanto? Para cada real gasto em um assistente virtual, que retorno extra de renda você está obtendo?

Quanto vale o seu tempo para você?

Quer você meça o tempo por hora faturável, pela sua capacidade de atender mais clientes ou por ter equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, maximizar o valor do seu tempo vai gerar rentabilidade e a satisfação que você obtém com o seu trabalho.

Tempo economizado, tempo usado com sabedoria e tempo investido no futuro de sua prática: são fatores-chave a serem considerados ao avaliar a tecnologia de litígio e o retorno sobre o investimento (ROI) para sua empresa.

Medir o ROI pode melhorar o desempenho de um escritório jurídico

Ao medir o ROI, um escritório jurídico pode determinar a eficiência de suas operações e processos. Quando o departamento entende onde está perdendo mais tempo e dinheiro, ele pode agilizar seu trabalho.

Preste atenção para onde vai o tempo e o dinheiro, especialmente em circunstâncias únicas

O ROI tende a ser um número geral para um determinado período fiscal, como um trimestre ou um ano. Como resultado, essa medida pode “nivelar” o efeito de eventos como um conjunto particularmente complexo de negociações de contratos ou uma questão de litígio que exigiu a assistência de advogados em áreas de prática que não estão representadas em sua equipe principal.

Como resultado, pode ser valioso analisar eventos únicos específicos, bem como analisar o ROI como um todo.

Por exemplo, um departamento que analisa o ROI da contratação de um escritório de advocacia externo para lidar com um assunto complexo ou incomum pode achar que teria sido mais econômico procurar a ajuda de um advogado temporário com experiência na área do assunto, especialmente quando se soma o tempo gasto em comunicações ou viagens com empresa externa.

Explore maneiras inovadoras de otimizar custos

Muitos departamentos jurídicos encontram maneiras de se tornar mais eficientes quando começam a avaliar o ROI.

Uma meta comum para a simplificação é a folha de pagamento. Manter a folha de pagamento dentro do orçamento não exige que um departamento jurídico fique sem a assistência vital de advogados qualificados; no entanto, opções como trabalhar com advogados temporários, fornecidas por um recrutador experiente, podem permitir que o departamento jurídico atenda às suas necessidades.

Use a tecnologia ao seu favor para calcular o ROI e otimizar seu tempo

Você pode utilizar ferramentas que proporcionem retornos financeiros e ajudem a lidar com sua carga de trabalho diária de forma que economize tempo – e aprimore a qualidade.

Com menos tempo redigindo, revisando e procurando por possíveis pontos problemáticos, os advogados agora podem estar mais confiantes de que seu trabalho está livre de erros. Eles agora podem dedicar mais tempo a atividades que os clientes valorizam mais: ouvir, focar no panorama geral e desenvolver uma estratégia jurídica sólida.

Conheça o Sistema de Gestão Processual Pantheon, aumente seu lucro, evite perda de prazos e tenha diariamente os processos, andamentos e publicações cadastrados e atualizados.

Entre em contato conosco e ganhe uma demonstração gratuita para entender como o Pantheon pode otimizar o seu escritório de advocacia.