Qual a importância da persuasão no mundo do Direito?

O principal objetivo dos advogados em um julgamento é persuadir o júri ou o juiz a decidir a favor de seus clientes. Para fazer isso, os advogados judiciais precisam de mais do que argumentos lógicos.

 A persuasão é mais do que convincente, a persuasão usa tanto a emoção quanto o apelo à razão. As impressões são importantes. Isto é especialmente verdadeiro para julgamentos com júri, onde os jurados tomam decisões com base em percepções e impressões, não apenas na lógica.

O que é persuasão?

Aristóteles definiu a persuasão nos três livros que compõem seu Tratado sobre a Retórica, resumindo a persuasão em quatro princípios.  Ele explicou que os palestrantes que desejam persuadir devem colocar o público do seu lado, maximizar seus pontos fortes e minimizar suas fraquezas, refrescar a memória do público com frequência e transmitir emoção. 

Ele fundamentou seus princípios na credibilidade (ethos), nas emoções e psicologia do público (pathos) e nos padrões de raciocínio (logos), ao mesmo tempo em que enfatizava o estilo (escolha das palavras, metáfora e estrutura da frase) e o arranjo (organização).  

Os princípios de Aristóteles se aplicam à defesa dos julgamentos modernos.  Ele até enunciou a distinção entre os julgamentos do júri e dos juízes: o nível exigido de emoção.

As técnicas e estilos de persuasão em julgamentos variam conforme os advogados apresentam seu caso a um juiz ou para um júri, mas o objetivo permanece o mesmo: vencer. 

Na frente de um juiz, os advogados de defesa persuadem usando uma análise jurídica eficaz, apoiada por ampla pesquisa jurídica. Os advogados de julgamento devem conter as emoções e permanecer desapaixonados. 

Na frente de um júri, a persuasão é diferente. Os jurados não estão familiarizados com os termos e conceitos jurídicos; os advogados devem alterar sua estratégia de acordo. Eles devem adaptar sua apresentação oral usando emoções apropriadas para que os jurados possam ter empatia e entender o caso e o cliente.

Por que a persuasão é importante para os advogados?

A base de persuasão é a mesma na frente de um juiz ou júri. Os advogados devem chamar a atenção de seu público, manter seu interesse, fazer com que seja impossível para eles não entenderem seus argumentos e tornar mais fácil para o público concordar. 

Cada julgamento, cada júri e cada juiz são diferentes. Os advogados não podem esperar usar a mesma fórmula para todos os casos. A persuasão requer preparação e conhecimento, não apenas do caso, mas também do público. Os advogados devem atrair o público identificando suas crenças, personalidade e valores.

Mais importante, os advogados judiciais devem convencer seu público de que são sinceros. Eles devem acreditar sinceramente em seu caso e efetivamente projetar essa sinceridade para seu público. Caso contrário, seu público pode não os considerar confiáveis. Credibilidade é algo que os advogados não podem perder. Público, júris e juízes serão convencidos apenas se acreditarem no palestrante.

Os dados são indispensáveis para uma boa persuasão

As análises de dados são de suma importância na advocacia, no passado, os advogados costumavam passar horas estudando livros de registros judiciais para conquistar cuidadosamente os casos de seus clientes.

Mas, hoje, os dados dos processos judiciais estão sendo registrados em plataformas digitais, mais precisas e de fácil acesso. A análise de dados, também conhecida como análise jurídica, oferece um potencial tremendo aos escritórios de advocacia para aprimorar seu modelo de negócios, superar as expectativas do cliente e estender a lucratividade.

Existem softwares de ponta que você pode implantar no seu escritório de advocacia e ter acesso a dados preciosos que o ajudarão a montar uma defesa impecável que será capaz de persuadir seu público, juiz e júris, mostrando aos clientes que você é autoridade no que faz.

Entre em contato com a T-Legal e peça um test drive de nossos softwares e entenda como eles podem te ajudar no dia a dia.