Gestão do tempo: como advogados podem gerir melhor seu tempo?

A advocacia, por natureza, é permeada por adversidades – afinal, é uma atividade que consiste em resolver conflitos de outras pessoas. Mas há problemas que, se não gerenciados, podem acarretar outras situações desagradáveis, tornando o trabalho insustentável. Um deles é a gestão do tempo.

Falta de tempo nem sempre é sinônimo de excesso de trabalho ou de clientes. Muitas vezes, é apenas uma questão de organização e comunicação.

Neste artigo, vamos entender as fontes das maiores dificuldades que os advogados têm com a gestão de seu tempo e conferir algumas formas de melhorar esse quadro. Acompanhe a leitura!

Quais são as maiores dificuldades dos advogados com a gestão do tempo

Acúmulo de funções

Em alguns escritórios, existe uma divisão das atividades inerentes à advocacia: advogados responsáveis pelo atendimento, outros pelo peticionamento, outros fazem audiências e assim por diante.

No entanto, em alguns locais, especialmente em escritórios menores, ou no caso de advogados que atuam de forma autônoma, todas as atividades se concentram em um só profissional. Isso não é necessariamente algo bom ou ruim em termos de qualidade do serviço, mas definitivamente é algo que afeta a gestão do tempo.

Ausência de distinção entre vida pessoal e profissional

Os problemas dos clientes não afetam os advogados somente em horário de expediente. A qualquer momento, literalmente, pode surgir uma demanda, especialmente em áreas que lidam com assuntos mais sensíveis, como o Direito Penal, Direito de Família, Direito Médico ou Direito de Trânsito.

Os advogados que se colocam à disposição para momentos como esses inevitavelmente têm suas vidas afetadas. Às vezes, é preciso postergar compromissos pessoais e reorganizar toda a sua agenda.

Ademais, com o advento do processo eletrônico, muitos profissionais aproveitam as funcionalidades de consulta e peticionamento (disponíveis 24 horas por dia) para levar serviço para casa, diminuindo ainda mais a linha que separa a vida pessoal da profissional.

Atividades paralelas

Nem todos os advogados se dedicam exclusivamente ao exercício da advocacia, ou, pelo menos, não somente ao seu escritório. Muitos conciliam o negócio com cargos ou funções públicas, docência, atuação em cortes de arbitragem, empreendimentos próprios e outras atividades.

Dicas para os advogados gerirem melhor o tempo

Definir prioridades

Pode soar óbvio, mas é essencial separar as tarefas que precisam ser executadas com mais urgência das que podem esperar mais um pouco. Essa separação não é feita com base somente na contagem dos prazos processuais. Ela envolve, principalmente, a avaliação dos riscos e das consequências que podem advir da demora para realizar um ato.

Delegar o que for possível

As horas de serviço e até mesmo sua qualidade podem ser otimizadas com uma adequada divisão de tarefas entre os advogados, ou com a delegação de atividades não exclusivas da advocacia a outros funcionários. Treinar alguém pode levar alguns dias, mas acaba sendo um investimento, pois, a partir dessa atitude, é possível economizar tempo e recursos no futuro.

Estabelecer limites claros e comunicá-los

O advogado tem o direito de organizar o seu próprio tempo e definir horários específicos para algumas atividades. Nesses horários, clientes, funcionários e colegas vão ter que esperar para serem atendidos.

Desentendimentos podem ser evitados se esses limites forem comunicados previamente, de forma respeitosa, e se o advogado se comprometer a retornar o contato na hora adequada, evitando passar a impressão de que está deixando a pessoa de lado ou negligenciando o trabalho.

Aproveitar as facilidades da tecnologia

Há uma série de sistemas, softwares, sites e redes sociais que podem facilitar a gestão de processos, os contatos com clientes, o peticionamento e mais uma série de atividades. Não há por que não fazer uso dessas ferramentas.

Alguns softwares até mesmo automatizam funções, eliminando totalmente a necessidade de atividade humana. Assim, a energia e o tempo do advogado podem ser direcionados para atividades nas quais a sua atuação é personalíssima.

E na sua empresa, quais são as alternativas exploradas para conseguir uma melhor gestão do tempo? Deixe sua contribuição nos comentários abaixo.