Inovação em escritórios de advocacia: 4 dicas para se diferenciar da concorrência

No mundo de hoje, a inovação em escritórios de advocacia não é mais algo opcional. Se você quer ser competitivo e crescer seu negócio, principalmente por meio dos canais digitais, inovar é uma necessidade. Como outros setores de negócios, os escritórios de advocacia devem ser ágeis e se adaptar às tendências de consumo em constante mudança, especialmente em tempos de imprevisibilidade.

Com empresas como Amazon, Apple e Google fornecendo constantemente melhores produtos e experiências, os clientes estão exigindo mais inovação e maior capacidade de obter o serviço que procuram. Isso é verdade para todos os prestadores de serviços, incluindo escritórios de advocacia.

O que é inovação em escritórios de advocacia?

A inovação do escritório de advocacia é a prática de quebrar a tradição para melhorar a forma como os serviços jurídicos são prestados. Abrange muitas coisas, desde a experiência do cliente aos processos internos, até a forma como uma empresa se comercializa.

Às vezes, pode ser difícil ver a extensão da sobreposição entre a inovação e o setor jurídico. A aversão ao risco e a exigência de precedência são fatores importantes a serem considerados pelos profissionais e, com a verdadeira inovação, isso é difícil de acontecer. No entanto, a tecnologia abalou a experiência do cliente moderno e a indústria jurídica está sendo forçada a abraçar a inovação para acompanhar as demandas.

Com a introdução de novos produtos, plataformas e tecnologias, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos estão eliminando ineficiências, inércia burocrática e encontrando novas maneiras de serem flexíveis em sua abordagem de trabalho. Novas ideias são defendidas, implementadas e melhoradas.

Ideias de inovação para escritórios de advocacia

Para fazer bem a inovação em escritórios de advocacia, você precisará identificar a sobreposição entre fornecer uma experiência de alto nível ao cliente e, ao mesmo tempo, tornar as tarefas e processos mais eficientes para sua empresa e equipe. Abaixo estão 5 ideias sobre como incorporar a inovação em seu escritório de advocacia.

  1. Aproveite a análise jurídica e a inteligência artificial

A análise jurídica engloba ferramentas e/ou recursos movidos por tecnologia de inteligência artificial, capazes de classificar grandes quantidades de dados para encontrar tendências de valor para os advogados.

Para conduzir pesquisas jurídicas, fazer o marketing da sua empresa e gerar insights de negócios, as análises jurídicas e a inteligência artificial são um divisor de águas na profissão de advogado.

Os escritórios de advocacia têm acesso a uma grande quantidade de dados. E com o uso de novas tecnologias, esses dados podem ser transformados em percepções que ajudam você a tomar melhores decisões de negócios ou até mesmo melhores decisões sobre como abordar processos judiciais.

Os principais benefícios para alavancar análises jurídicas e inteligência artificial incluem ajudá-lo a ganhar casos para clientes, atrair novos negócios de clientes quantificando a experiência relevante e precificar projetos jurídicos.

2. Use software de gerenciamento de prática jurídica baseado em nuvem

Como o trabalho ocorre cada vez mais fora do escritório, tornou-se absolutamente fundamental que os advogados acessem as informações do caso de qualquer lugar. Ao manter os principais detalhes do caso e documentação em software de gerenciamento de prática baseado em nuvem, os advogados serão capazes de:

  • Trabalhar remotamente
  • Responder aos clientes mais rapidamente
  • Permitir que outros membros da equipe acessem as informações necessárias sempre que necessário
  • Manter arquivos de backup automático das informações do cliente em um ambiente seguro
  • Usar o sistema operacional que quiserem
  • Reduzir a necessidade de especialistas internos de TI
  • Escalar com custos de capital adicionais mais baixos à medida que seu escritório de advocacia cresce

Se seu escritório de advocacia ainda não migrou para a nuvem, esta é definitivamente uma área de inovação para começar.

3. Entenda para onde caminha a advocacia na sua região

A gente sabe que dependendo da região geográfica tudo pode mudar. Por isso, entenda o que acontece ao seu redor: o que os concorrentes estão fazendo, o que os clientes esperam, como estar um passo à frente?

Mantenha-se informado utilizando a internet e outros meios de informações ao seu favor, veja como o governo se posiciona sobre sua área e saiba o que usar ao seu favor.

Coloque todas as suas ideias no papel e trace uma meta de como alcançá-la e em quanto tempo.

Percebendo as brechas, você sempre estará pronto quando as novidades chegarem e o seu método de atuação será o mais relevante no meio da advocacia.

4. Invista na gestão do seu tempo

Priorizar o que é importante, ter um objetivo claro e tomar as atitudes corretas nos ajudam a alcançar os resultados que esperamos. Invista em ferramentas que te auxiliem nas deficiências e obstáculos que você enfrenta na hora de gerir o seu escritório, isso ajudará muito na produtividade.

Ferramentas de gestão de processo são ótimas aliadas, ajudam a otimizar a rotina e o colocarão em patamares diferenciados, pois você estará mais organizado, terá inteligência para gerir conflitos e conseguirá entregar ótimos resultados, uma vez que você sabe o quanto de tempo precisa para completar cada tipo de atividade.

Bônus: Seus resultados devem ser mensurados

Saiba quais são suas conquistas, sejam elas diárias ou em um determinado tempo. Saber o que vem dando certo e as áreas que merecem atenção ajudam a trazer insights para melhorias e inovações.

Há ferramentas que auxiliam a medir seus resultados, dando uma visão ampla se você está no caminho certo.

Inovação é um trabalho contínuo

Faça da inovação um hábito. Esteja sempre pronto para mudar e procure constantemente maneiras de trazer novidades para o seu escritório, isso o diferenciará da concorrência, deixando você e seu escritório sempre à frente, sendo a opção número um dos clientes.

Claro, você pode contar com a colaboração e expertise da T-Legal para implantar soluções modernas no seu escritório de advocacia e nos departamentos jurídicos em geral. Entre em contato com a gente, peça um test drive dos nossos softwares e esteja pronto para o novo mundo da advocacia.