O avanço imparável da assinatura digital revolucionou setores tão diversos como financeiro, imobiliário e comercial. O setor jurídico, embora pareça que é dependente do papel, não fica para trás, foi se adaptando gradativamente às novas tecnologias (conhecidas como legaltech) incorporando a moderna “transformação digital” que lhe permite alcançar maior eficiência em suas tarefas diárias.
Dentro dessas tecnologias “Legaltech”, a assinatura digital assume especial relevância.
O uso da assinatura digital permite que as organizações jurídicas economizem custos e dediquem mais tempo e atenção aos seus clientes. Graças a esta tecnologia, é possível fechar contratos com maior agilidade, tanto no celular quanto no tablet, sem que o cliente dependa de um horário definido e esteja na mesma cidade do escritório.
Até agora, o fluxo de trabalho para os departamentos de especialistas jurídicos era tedioso. Era necessário imprimir os documentos, assiná-los manualmente, digitalizá-los, enviá-los por e-mail ao cliente e aguardar o recebimento com sua assinatura para, então, proceder ao arquivamento, após várias cópias. O resultado era um custo notável com papel, tempo e espaço no escritório, e um fluxo de trabalho entorpecido esperando para receber o documento assinado e validado por todas as partes.

Hoje em dia, isso é um absurdo. Os profissionais do direito, que cobram por hora, não podem se dar ao luxo de gastar mais do que o necessário com a papelada. Além disso, seus clientes exigem mais agilidade, sem que isso afete a confidencialidade das informações contidas em seus documentos.
Por este motivo, cada vez mais departamentos jurídicos e profissionais do direito, como advogados, magistrados ou notários, recorrem à assinatura digital.
Como o certificado Digital impulsiona o mundo jurídico na tecnologia?
- Validade jurídica
O artigo 10 da Medida Provisória número 2.200-2 define que as assinaturas digitais que são feitas com o certificado digital possuem verdade jurídica, ou seja, equivalem a um documento físico.
- Segurança
A assinatura digital é mais do que um rabisco na tela de um dispositivo. Por ser baseada em certificados digitais, oferece um nível de segurança superior ao do contrato em papel, graças à criptografia assimétrica que utiliza. Isso permite verificar a identidade digital de cada signatário e manter a cadeia de custódia.

- Provas
As assinaturas digitais ajudam a identificar e autenticar os assinantes e a coletar dados que podem servir posteriormente como provas. Elas também permitem a obtenção de uma trilha de auditoria, se necessário.
- Fluxo de trabalho mais ágil
Várias assinaturas podem ser obtidas em menos tempo, agilizando processos administrativos e jurídicos.
- Economia de custos e sustentabilidade ambiental
Reduzindo a quantidade de papéis impressos, copiados, carimbados, arquivados e, em alguns casos, destruídos.
- Melhor gerenciamento de tempo
Ao gastar menos tempo no gerenciamento de documentos, os profissionais da indústria podem se dedicar a tarefas mais prioritárias e ajudar seus clientes totalmente.
- Acesso de qualquer lugar e a qualquer hora
Fora do escritório ou de casa, a assinatura digital traz a vantagem de poder ser usada quando necessário.
Você pode conferir em nosso blog o passo a passo para se fazer uma assinatura digital clicando aqui. Além disso, venha conhecer todas as vantagens de um software jurídico testando o Pantheon, basta acessar nosso site e se cadastrar. Conte com a T-Legal para dar um upgrade em seu escritório.