Como fidelizar clientes na advocacia? Confira 4 dicas essenciais!

Uma boa gestão no escritório exige diversas atividades relacionadas aos processos, como fazer petições, comparecer a audiências e cumprir outros prazos. Porém, também é importante compreender como fidelizar clientes na advocacia.

Essa é uma estratégia fundamental para o sucesso dos advogados, pois faz com que o público retorne ao escritório e indique os serviços para outras pessoas.

Principalmente com as limitações do marketing impostas pela OAB, essa é uma ótima forma de conseguir reconhecimento profissional e conquistar novos clientes.

Se você quer saber como fidelizar clientes no seu escritório de advocacia, continue a leitura e aprenda 4 dicas essenciais!

1. Trabalhe de forma rápida e organizada

Um atendimento ágil é uma ótima estratégia para fidelizar os seus clientes e, ainda, otimizar o tempo dos profissionais. Se o advogado leva muito tempo apenas para localizar os dados do processo e repassar alguma informação, o cliente pode ficar incomodado com a demora e, provavelmente, terá uma má impressão sobre os serviços.

Cumpre ressaltar que a organização é essencial para não perder prazos judiciais. Deixar de fazer uma petição ou de comparecer às audiências são alguns dos erros mais graves que um advogado pode cometer e que geram prejuízos sérios para o cliente.

2. Construa um bom relacionamento

Um erro comum é focar apenas em prestar o atendimento solicitado e em indicar as melhores soluções jurídicas, sem buscar formas de construir um relacionamento com o cliente. Porém, na advocacia é comum que as pessoas procurem o profissional enquanto passam por momentos delicados: dívidas, problemas trabalhistas, questões familiares etc.

Então, o profissional deve ter empatia ao atender o cliente, procurando sempre compreender o problema e tranquilizá-lo. Essa é uma técnica importante para que ele desenvolva confiança no trabalho da equipe do escritório.

Além disso, adote outras medidas simples para demonstrar que o cliente é importante para o escritório, por exemplo, o envio de e-mails ou cartões em datas relevantes, como Natal, aniversário e outras ocasiões festivas. Essa prática fará com que ele se lembre dos profissionais, o que pode gerar indicações futuras.

3. Facilite a comunicação

Tenha em mente que as pessoas não costumam ter conhecimentos sobre todos os detalhes que envolvem os trâmites processuais. Por isso, é comum que fiquem ansiosas a respeito dos resultados da ação judicial. Porém, muitos advogados ficam pouco acessíveis ou, até mesmo, indisponíveis para atender os telefonemas do cliente devido aos compromissos do escritório, e nem sempre é fácil adotar medidas para resolver essa situação.

Então, a nossa dica é facilitar a comunicação: disponibilize diversos canais de atendimento, como e-mails, redes sociais e aplicativos de mensagens, e tenha um responsável para oferecer o retorno solicitado. Soluções como implementar uma “área do cliente” para que ele acesse as informações do processo pela internet são muito usadas para isso.

4. Invista no conforto do cliente

O conforto do cliente é importante quando você deseja que ele retorne ao escritório em novas oportunidades. Normalmente, ele precisa aguardar algum tempo na recepção antes de ser atendido, e é comum que as consultas sejam longas.

Portanto, invista em móveis de qualidade, para que o cliente fique confortável enquanto espera e durante os atendimentos. Na recepção, vale a pena investir em comodidades, como televisão, revistas, café e água. Isso ajuda a criar uma boa imagem e proporciona uma experiência mais agradável aos visitantes.

Depois de conhecer essas dicas sobre como fidelizar clientes na advocacia, pesquise as melhores ferramentas para implementá-las. Um software de gestão para otimizar processos e treinamentos a fim de que a equipe preste um atendimento de qualidade é uma ótima alternativa.

Este artigo foi útil para você? Se deseja ter acesso a mais informações e dicas para a gestão do escritório de advocacia, siga nossas redes sociais — FacebookLinkedIn e Twitter — e acompanhe nossas atualizações.