Como fazer uma assinatura digital – Confira o passo a passo

As assinaturas digitais são uma forma legal de garantir eletronicamente sua aprovação em um documento, contrato, aplicativo ou conjunto de documentos. As assinaturas digitais podem substituir sua assinatura manuscrita para acelerar virtualmente qualquer processo de assinatura manual em papel.

As assinaturas digitais são mais seguras, pois fornecem um nível extra de segurança criptografando a assinatura e verificando a identidade da pessoa que está assinando.

Muito advogado não sabe por onde começar e como assinar um documento digitalmente, por isso, trouxemos algumas dicas para facilitar o entendimento sobre a assinatura digital, que vem se popularizando nos últimos anos.

Assinatura Digital é segura?
Sim! Embora existam inúmeros mitos sobre o quão segura é a assinatura digital, não é necessário ter receios. A Assinatura digital é prática e facilita a vida dos advogados no seu dia a dia.
O que é uma Assinatura Digital?
É uma maneira prática de assinar documentos que precisam transitar no meio digital, por exemplo, os contratos eletrônicos.
Essas assinaturas ficam associadas a um certificado digital, que protege todos os dados dos usuários.
O artigo 10 da Medida Provisória número 2.200-2 define que as assinaturas digitais que são feitas com o certificado digital possuem verdade jurídica, ou seja, equivalem a um documento físico.

Como um advogado pode obter o certificado digital?
O processo é simples, o usuário precisa:
• fazer a compra;
• fazer o cadastro;
• escolher qual certificado usar;
• selecionar os períodos de armazenamento;
• cadastrar suas senhas;
• fazer validação;
• utilizar o certificado para assinar os seus documentos.
Pronto! Realizando essas ações, o advogado já possui o certificado ativo, precisando somente fazer as assinaturas em si.
Fazendo a assinatura digital em PDF
O PDF é um dos mais comuns documentos que aceitam a inclusão da assinatura digital, oferecendo segurança e confiabilidade. O processo é bem simples:
1. Veja se a versão do programa do formato PDF aceita a assinatura de documento com certificado digital, não são todas as versões que são compatíveis;
2. Abra o documento e siga o caminho: Preencher e assinar > ferramenta de preencher e assinar > Assinar com certificado > Avançar;
3. Escolha o local onde a assinatura irá ficar. O cursor irá adquirir uma forma de cruz quando a opção “assinar” for selecionada. Clique no local onde deseja a assinatura, segure e selecione a extensão que deseja.
4. Se o advogado tiver mais de um certificado digital, escolha aquele mais adequado ao documento. Feito isso, é só concluir em “Assinar”.
5. Salve o documento assinado com o certificado digital. Caso necessário, digite a senha de autenticação (PIN) para completar o processo de assinatura.

Assinatura Digital no Word
O processo é parecido com o do PDF. Basta seguir os passos a seguir:
1. O documento deve estar aberto e aceitando ser editado;
2. Selecione “inserir”, no menu superior, e escolha a opção “linha de Assinatura”;
3. Com atenção, preencha as informações solicitadas corretamente para evitar que a assinatura seja invalidada.
4. Mantenha as “instruções para o signatário” e deixe a caixa “Mostrar data da assinatura na linha de assinatura” selecionada. Após isso, clique em “Ok”.
5. Insira a assinatura no campo vazio que irá surgir em uma nova caixa. Abaixo desta caixa, os dados do certificado digital. Após incluir o nome, clique em “Assinar”.
6. Depois de assinar, faça a confirmação da assinatura e clique em “Ok”. Pronto, seu documento está assinado.
7. Salve o documento e ele está pronto para ser enviado para qualquer lugar.

Fique tranquilo, sua assinatura está segura
Caso alguém tente alterar as informações do documento assinado com a certificação digital, ele chega ao destino como assinatura inválida. Por isso, cuidado ao preencher o documento.
Viu como é fácil ter uma assinatura com certificado digital para advogado?
Estar sempre por dentro das tecnologias jurídicas é essencial para o sucesso do escritório de advocacia. Caso busque um sistema para automatizar os processos em seu escritório, fale a T-Legal. O nosso sistema Pantheon possui teste gratuito para você avaliar e entender seu funcionamento