As 7 melhores áreas do direito para atuar no Brasil!

Segundo o a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), há um total de 1.238.119 inscritos em 2021 como advogados no Brasil e, até o ano de 2023, esse número deverá chegar a 2 milhões, já que a faculdade de Direito é uma das mais procuradas pelos estudantes, o que faz com que no Brasil haja 1406 faculdades de Direito. Então, o questionamento que fica é: quais as melhores áreas do Direito para atuar no Brasil?

Diante de tanta competição, onde será que é a melhor área para um advogado atuar e conseguir se destacar? Bom, é uma pergunta complexa já que, embora competitiva, a área de Direito possui muitas oportunidades.

No setor público, muitos optam por concursos, onde há excelentes remunerações e vários tipos de vagas; já no setor privado, vemos uma grande crescente, por causa das tendências sociais.

Separamos algumas áreas em crescimento que talvez você se identifique!

Compliance

A compliance colabora para a transparência dos negócios, o cumprimento de leis e regulamentação do mercado. Faz com que as empresas tenham condutas éticas e legais, prevenindo o conflito de interesses entre as empresas e os usuários.

Com a vigência da LGPD, muito tem se falado sobre o compliance, fazendo com que a área ganhe cada vez mais relevância no mercado, já que muitas empresas estão em busca de expert na área para fazer os termos de uso de seus sites.

Direito Digital

É fato que o mundo está cada vez mais “online”, onde compras de produtos, assinatura de serviços, aberturas de contas bancárias e muitos serviços são feitos diretamente pela internet.

O Direito Digital vem ganhado cada vez mais relevância e também é uma área que se modifica muito, por isso, quem decidir atuar na área deve sempre estar se atualizando e buscando soluções para os seus clientes.

Os profissionais da área de direito digital podem atuar em diversos casos ligados à informática, crimes virtuais, podem trabalhar em empresas que desenvolvem softwares, lojas virtuais, etc.

Direito Contratual

No Direito Contratual, o advogado é responsável por assessorar o seu cliente em todas as fases que envolvem a assinatura de um contrato.

Além disso, o advogado contratualista está sempre lidando com a negociação das regras do contrato, assim como a elaboração e revisão. Depois que o contrato é assinado, o advogado ainda pode monitorar o cumprimento das obrigações estabelecidas no acordo e toma providências se isso não acontecer.

Essa área tem ganhado muita relevância com os prestadores de serviços autônomos, que buscam o profissional para poder criar contratos de trabalho.

Direito Ambiental

Com o mundo se preocupando com a sustentabilidade, as empresas estão cada vez mais focadas em prevenir danos ambientais, pois isso interfere também na sua reputação diante da sociedade, e isso tem feito com que a procura por advogados ambientalistas aumente.

Essa área é popular tanto no setor público como no privado, chegando também a ter grandes oportunidades no terceiro setor. As responsabilidades do profissional dessa área são administrativas, ligadas ao licenciamento ambiental, à emissão de pareceres e à prestação de consultoria jurídica.

Direito Empresarial

Muitos conhecem essa área como Direito Comercial, pois sua principal função é regular as atividades comerciais de pessoas físicas e jurídicas.

O profissional da área lida com causas empresariais que envolvem abertura e fechamento de empresas, registros de marcas e processos de falência, por exemplo, sendo responsável por lidar com os direitos e deveres dos empresários e sociedades empresariais, os contratos de comércio, a propriedade intelectual e várias outras matérias.

Direito Penal

Essa é a área criminal, que há anos é uma das áreas que mais se destaca e também é uma das mais procuradas pelos advogados.

Para essa área também há vagas tanto no setor público como no privado, sendo que muitos optam por prestar concurso para ser defensor, promotor, juiz ou delegado da polícia.

Direito Tributário

Área também conhecida como Direito Fiscal, em que os profissionais são procurados principalmente em situações nas quais as empresas estão irregulares junto ao Fisco e precisam de assessoria para cumprir todas as normas tributárias.

Os tributaristas ficam responsáveis por mostrar como deve ser feita a arrecadação de tributos, definem as obrigações tributárias e regulam a ação dos órgãos fiscalizadores.

Como vimos, existem várias áreas do direito em ascensão, e muitos profissionais ainda podem optar por seguir uma carreira em concursos públicos, que garante estabilidade e uma boa remuneração.

Independente da área escolhida, é importante saber metrificar o sucesso dos seus casos e ter um software que torne o seu trabalho cada vez mais eficaz. Por isso, faça o test drive no Sistema de Gestão Processual Pantheon, peça ainda hoje uma demonstração gratuita e veja como ele pode transformar o seu escritório de advocacia, independente da área de atuação.